Via Semente...

18:50





Onze países, a realização de um sonho que se multiplicou. Mais de vinte cidades completamente distintas. Dois continentes com suas culturas múltiplas, suas culinárias surpreendentes e seus povos tão peculiares. A interação com três moedas diferentes e o quebra-cabeça que era fazer tantos cálculos na hora de comprar e recolher o troco. Quatro cervejas, cada qual com seu modo de fabricação, com a sua história, com o seu sabor. Alguns museus que conseguiram cativar meu coração pela pintura, pela arte da pesca, pela forma como mostra, dentre tantas outras culturas, o Nordeste Brasileiro. Pelo menos três regiões do nosso gigantesco Brasil conhecidas através de pessoas maravilhosas, que estavam ali, a dividir um sonho tão bem planejado e com esforço, tão bem executado, apesar das adversidades. Centenas de paisagens, o pôr-do-sol que cobria as minhas piores versões de tristeza. Era quando a saudade apertava. Duas temperaturas demasiadamente opostas que me fizeram conhecer mais sobre a natureza assim como os meus limites. Seis meses não apenas de estudo com uma didática inédita, mas de um período recheado de realizações e de relações que eram firmadas com o intuito de estruturar uma família que pudesse estar mais próxima. Mais acessível. Uma vivência tão intensa que criava uma saudade pré-retorno. Uma experiência de vida que aconteceu como a primeira vez andando de bicicleta sem rodinhas, a aprovação no vestibular, a conquista da carteira de motorista e tantas outras coisas boas. Um misto de sensações, de sentimentos. Eu diria uma benção! Foi passageiro, mas capaz de plantar outras inúmeras sementes das quais eu já não terei mais medo em fazer brotar e florescer...

###

O intercâmbio é a ponte que te leva a uma profunda transformação. Nele você volta à infância e precisa aprender a dar passos sozinho assim como a soltar as primeiras palavras pra dar conta de sobreviver. Você vai construindo uma vida nova em ambientes inéditos, compostos por elementos nunca experimentados e compartilha de tudo isso com pessoas mega estranhas que vão se tornando o seu abrigo no meio da loucura toda. O seu novo lar, sua nova cama, a cidade nova, os novos mercados, os pontos turísticos, as viagens. Tudo vai moldando você até que na reta final o sentimento pode ser resumido em muita, mas muita gratidão. Você se espanta com o fato de ter crescido tanto em tão pouco tempo. Você respira aliviado por saber que desfrutou do que foi bom e que teve forças pra suportar as dificuldades longe do seu país, da sua rotina, da família e dos amigos. O intercâmbio mostra pra você como é bom ser envolvido pelo véu do auto conhecimento. Como é prazeroso e bonito, embora difícil, cuidar de si mesmo não tendo em todas as situações, alguém que se disponibilize a ajudar. Essa experiência Internacional te faz chorar feito bebê mas também te capacita a enxugar as próprias lágrimas e a afirmar, "preciso prosseguir". "Preciso dar mais um passo". Até que você da um, dois, quinze e pronto. Tudo finda maravilhosamente bem. Resta-me aqui olhar para Faro, para esse céu tão singular e agradecer. Pelo meu medo inicial, pelas minhas descobertas (boas e ruins), pelas viagens surpreendentes, pelas pessoas tão diferentes, mas únicas. A jornada, qualquer um poderia aqui dizer, acabou. Mais um projeto de vida concluído. Mas não, apesar da saudade que com muita certeza sentirei, eu sei que isso daqui significou um singelo e impactante (re) COMEÇO...

###

Onde pegar um ônibus significa apanhar um autocarro. Onde minhas novas amigas são comumente chamadas por raparigas. Onde o meu trem mineiro é mais compreendido quando substituído por comboio. Onde os meus centavos foram cêntimos por um semestre. Onde eu pude conhecer mais sobre o mundo, sobre o universo que existe dentro de mim. Onde quebrei paradigmas sobre diversos aspectos acerca do meu país e dos lugares por onde passei. Onde plantei, reguei e cuidei das minhas relações interpessoais e onde aprendi que na vida temos mesmo que fazer escolhas. E isso é extremamente natural. Onde vivi uma mistura sem medidas de expectativas e aprendizados. Onde morei por pouco mais de 180 dias e onde deixarei parte de quem sou em cada cantinho. Em cada praia, cada cidade, cada azulejo, cada país, cada ponto turístico. Eu encontrei muitos dos meus sonhos cá em Portugal.


E definitivamente eu internalizei que basta dar o primeiro passo. Basta apenas acreditar, regar aquilo que se espera e não deixar o medo ser maior para partir. Como pode uma cidade inteirinha fazer morada no meu coração dividindo espaço com o meu Brasil tão gigante? Pois é, o amor faz essas coisas e a sabedoria de saber que todo começo tem o seu fim e que passamos por constantes metamorfoses, ah... Isso tranquiliza corpo, alma e nos faz continuar. Porque o importante é mesmo não cessar. Obrigado Deus! Obrigado vida! Obrigado Faro, Portugal... Obrigado e obrigado

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe