Via Semente - Bob uma história de adoção

14:03


BOB UMA HISTÓRIA DE ADOÇÃO

“Brincando de faz de conta, os dois correm pelo mundo, que é apenas uma sala, bem pequena, mas que tem tamanho suficiente para esta nova amizade.” Esse é um dos trechos finais de “Bob uma história de adoção”. Suas ilustrações inspiradoras de Alexandre Cardoso nos levam a percorrer todo o texto encantador muito bem elaborado pela escritora Marismar Borém, com o apoio da editora Cora.

Miguel é um pequerrucho que ama brinquedos e é muito atraído pelos animais e os sons que estes produzem. A candura da infância se faz nítida nas primeiras páginas evidenciando a participação da família no lúdico, que faz toda a diferença no desenvolvimento infantil. A mãe do garoto faz questão de explicar o som que a baleia faz e ainda o compara com a nossa forma de falar. É um verdadeiro gesto de cuidado e de motivação para as crianças, fazendo com que estas se sintam convidadas a um processo contínuo de aprendizado.

Bob é o bichinho de estimação que mais tarde será adotado pela família do menino Miguel. E ali, ainda que um pequeno apartamento pudesse se tornar um obstáculo surge um afeto capaz de tirar Bob da casa de adoção. Pudera uma história infantil que indiretamente aborda um processo muito precioso e recheado de sensibilidade. Torna-se nítido o compromisso e o amor que passamos a fornecer a quem é adotado.

Nas páginas finais somos fisgados por um impactante depoimento e temos acesso a sugestões de atividades que podem ser trabalhadas com as crianças. Ou seja, logo se vê um livro infantil com um enredo que sensibiliza e uma possibilidade de exercer o brincar junto àqueles que estão iniciando toda a forma de explorar o mundo.

Impossível não mencionar as minhas queridas Mel e Marie. Cadelinhas de estimação. Impossível não mencionar o quanto a amizade delas tem um significado valiosíssimo na minha vida. Em momentos muito árduos, pelo simples fato de aproximar-me delas e sentir seus pelinhos macios e numerosos, respirei aliviado. Eu me senti confortado, assim como Miguel se sentiu com Bob. Esses bichinhos são verdadeiros companheiros e conseguem nos fazer “ressignificar”, em diversas circunstâncias, a definição de amizade. As atividades de vida diárias são mencionadas no livrinho proporcionando a toda e qualquer criança o fazer, o ser e o sentir a autonomia.

Mais uma vez a incrível junção entre literatura, conhecimento e sensibilidade.

Muito obrigado, escritora Marismar!

Lucas Teles, às 17h52min do dia 19 de agosto de 2017.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Subscribe